quarta-feira, 25 de novembro de 2009

CUIDADOS NECESSÁRIOS COM CÃES E GATOS.

No caso da Introdução de um novo animal no domicílio:Toda vez que se introduz um novo animal num domicílio onde já exista outro da mesma espécie, é preciso mantê-lo separado por alguns dias para a ambientação e garantia de não ser portador de doença infecciona transmissível. Vacinação: NUNCA compre vacinas em estabelecimentos veterinários que não possuam médicos veterinários responsáveis. De preferência, as vacinas devem ser administradas em estabelecimentos veterinários. Lembre-se: A prevenção é a maneira mais barata de manter a saúde do seu animal. Portanto, vacine-o corretamente.
Cães:
Os filhotes devem ser vacinados a partir dos 2 meses com a vacina V8 que protege contra cinomose, hepatite, leptospirose, coronavirose, parvovirose, parainfluenza.
Aos 3 meses deverá receber um reforço da V8 e vacina contra raiva;
Aos 4 meses deverá receber outro reforço da V8 e reforço da contra raiva;
Após 1 ano de idade, os animais devem repetir anualmente a V8 contra raiva.
Gatos:
Os filhotes devem ser vacinados a partir dos 2 meses de idade com a vacina tríplice contra panleucopenia, rinotraqueíte, calicivirose, ou quíntupla que também protege contra clamidiose, leucemia felina.
Aos 3 meses deverá receber um reforço da tríplice ou quíntupla; e vacina contra raiva
Aos 4 meses deverá receber outro reforço da tríplice ou quíntupla e reforço contra raiva;
Após 1 ano de idade, os animais devem repetir anualmente a tríplice ou quíntupla felina e contra raiva uma vez por ano.
Outros cuidados:
É muito importante visitar um veterinário de sua confiança. O controle de parasitas internos - os vermes, ou externos, como pulgas e carrapatos, que são comuns, precisa ser orientado por um profissional.
Os animais devem ser vermifugados a partir de 20 dias de idade e antes da primeira dose da vacina.

Alimentação:
Existem no mercado, alimentos próprios para filhotes que devem ser administrados até 1 ano. Um filhote precisa se alimentar várias vezes por dia em pequenas porções. Quando adultos devem receber uma ração específica para esta fase. Nesta época podem se alimentar uma a duas vezes por dia. Atualmente, existem rações próprias para animais castrados, e para animais que precisam controlar o peso. Para alimentação caseira sugerimos pedir orientação a um veterinário de sua confiança.
Banhos:
No caso de cães o intervalo entre banhos sugerido é de aproximadamente 15 dias. Para gatos a frequência pode ser menor.
O banho deve ser evitado em dias muito frios. Recomenda-se que seja feito em dias quentes, nas horas mais quentes do dia, com uso de água morna, sabonete ou shampoo neutro e secador imediatamente após o enxagüe. Os ouvidos devem estar protegidos com algodão para evitar a entrada de água, o que provoca infecções.
Os animais precisam de alimento, abrigo, exercícios adequados e afeto; dessa forma retribuirão com o que tem de melhor. Só quem se propõe a conviver com eles poderá perceber o que isso significa.

Registro: RGA
O animal deve ser registrado. Procure um veterinário credenciado pelo Centro de Controle de Zoonoses, Prefeitura Municipal de São Paulo. Isso ajuda no conhecimento das dinâmicas das populações animais, muito importante , para a saúde pública e animal.
Um animal registrado, quando perdido ou apreendido tem maiores chances de ser encontrado pelo dono, fica mais tempo à espera do dono, quando recolhido pelo CCZ.
Além do registro, o animal deve ter uma identificação do dono, tal como telefone, endereço. Não é raro encontrar animais perdidos sem nenhuma forma de localizar sua origem. Nem sempre o destino deles é feliz e isso poderia ser facilmente evitado.
Os cães devem sair sempre com coleira e guia acompanhados de uma pessoa capaz de controlá-los.
Os gatos que são geralmente mais sensíveis e assustados, devem sair sempre em caixas especiais para transporte ou com algum tipo de contenção que possibilite o translado com segurança, viabilizando o bom seu termo.

Cuidado com as fezes:
As fezes são fonte de várias enfermidades, tanto para os próprios animais, quanto para o homem. Nas ruas, é obrigatório por lei recolhê-las. O dono ou acompanhante do animal tem esta responsabilidade. O animal precisa ser vermifugado periodicamente.
Consulte um veterinário.
Material extraído do site:
www.programasaudedoanimal.ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário